O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é a resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
A Misericórdia de Gondomar desenvolve este serviço nos seguintes equipamentos sociais:
Informações Gerais
O Serviço de Apoio Domiciliário funciona todos os dias úteis, 12 meses por ano, entre as 08:30 e as 17:30 Horas.
O Serviço de Apoio Domiciliário disponibiliza, aos seus utentes, os seguintes serviços:
- Fornecimento e apoio nas refeições respeitando as dietas com prescrição médica
- Cuidados de higiene e conforto pessoal
- Tratamento de roupa de uso pessoal do cliente
- Higiene Habitacional estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados
- Atividades de animação e socialização designadamente animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade
- Serviço de teleassistência
- Outros serviços, de acordo com uma avaliação
Para proceder à inscrição deverá apresentar os seguintes documentos:
- BI/Cartão de Cidadão
- Cartão de Contribuinte
- Cartão de Beneficiário da Segurança
- Cartão de Utente
- Duas fotografias
- Relatório do Médico de Família com o quadro clínico do cliente
- Última declaração de IRS e respectiva nota de liquidação
- Declaração anual de pensões ou na ausência de rendimentos uma declaração comprovativa da Segurança Social