Uma Obra em Permanente Crescimento
  
Get Adobe Flash player

P@ssport’IN E6G

 

A Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar efetuou candidatura ao Programa Escolhas, com o projeto P@ssport’IN E6G, a qual viu aprovada. Este projeto pretende potenciar a Inclusão Social, através de uma intervenção promotora do sucesso escolar e socioprofissional, de crianças e jovens com idades entre os 6 e os 30 anos, provenientes dos Conjuntos Habitacionais de Monte Crasto e do Monte, da União de Freguesias de S. Cosme, (Gondomar) Valbom e Jovim.

A intervenção estrutura-se em três áreas estratégicas (Medidas I,II,IV), definidas de acordo com as necessidades identificadas: Educação e Formação; Emprego e Empregabilidade; e Inclusão Digital, no decurso dos três anos do Projeto.

O P@ssport’IN E6G consubstancia-se numa intervenção social integrada, complementar e concertada, que se rege pelos princípios do trabalho em parceria, de decisão e resolução partilhada, contando com 13 entidades parceiras que formam o Consórcio:

      1. Actual Gest;
      2. Agrupamento de Escolas de Gondomar nº 1;
      3. Agrupamento de Escolas Júlio Dinis;
      4. Agrupamento de Escolas de Valbom;
      5. Associação para o Desenvolvimento Integrado de Valbom;
      6. Câmara Municipal de Gondomar;
      7. Centro de Formação Profissional da Indústria da Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR);
      8. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar;
      9. Geoclube;
      10. Instituto de Emprego e Formação Profissional IP-Centro de Emprego de Gondomar;
      11. Instituto Português do Desporto e da Juventude;
      12. Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar;
      13. União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

Desta forma, pretende-se potenciar a vivência de experiências diversificadas, no domínio da educação e formação, formal e não formal, as quais fomentem a efetiva igualdade de oportunidades e a participação social, sustentando a intervenção comunitária numa lógica de proximidade territorial, privilegiando o envolvimento da comunidade, famílias e demais agentes educativos.

Concretiza-se através do desenvolvimento de Ateliers de apoio ao estudo; Programas de Competências Pessoais, Sociais, Parentais e de Motivação para o estudo; Campos de férias; Formação e apoio na procura ativa de emprego; Certificação de competências nas TIC; Assembleia de Jovens; Visitas lúdico-pedagógicas; Atividades de rua, entre outras.